Seminário Nossa Sra. do Perpétuo Socorro


Você está em - Home - Nossas Casas - Seminário Nossa Sra. do Perpétuo Socorro

A formação inicial se dá com o propedêutico, ano dedicado para apresentação da Congregação do Santíssimo Redentor e aprimoramento da vocação, inserindo o jovem na dinâmica das atividades que irá desenvolver enquanto religioso. O Seminário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acolhe os candidatos aprovados na semana de convivência, após o acompanhamento. 

Ao longo dos meses, os seminaristas que concluíram o ensino médio estudam em turma específica no Instituto de Formação de Ciência e Cultura, pertencente à Arquidiocese de Belém/PA, disciplinas de conhecimentos gerais e aprimoramento da gramática, língua portuguesa, filosofia e bíblia. 

Para candidatos à vida religiosa que já contam com a formação superior nas diversas áreas, a preparação também acontece no Instituto Dom Vicente Zico, da Arquidiocese de Belém, focando em disciplinas específicas do curso de filosofia. A partir da graduação já realizada, cabe ao formador a análise de currículo acadêmico e definição das etapas. 

No outro horário os estudantes vivem as outras vertentes do processo, como a oração, estudo sobre a congregação e a vida comunitária, promoção vocacional, participação nos encontros e celebrações do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, além do atendimento pastoral às comunidades de Santa Maria de Belém, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, localizadas nos bairros do Barreiro e Sacramenta em Belém/PA. 

MISSÃO BELÉM 

O foco da formação na capital paraense se baseia no carisma da congregação, levando a palavra do Senhor aos mais necessitados e excluídos da sociedade, por isso todas as experiências são de aproximação dos doentes, jovens, pessoas que vivem distante da Igreja, comunidades com necessidades sociais e os marginalizados. 

A Missão dos Redentoristas em Belém foi iniciada pelo Padre Normando, que ao chegar com mais dois padres norte-americanos ficou alojado na Igreja de Santo Amaro, na Base Naval de Val-de-Cans. Pouco tempo depois, sofreu um problema ocular, vindo a perder a visão. Impossibilitado de continuar à frente da Paróquia regressou aos Estados Unidos.

 Os sacerdotes norte-americanos escolheram para sua atuação o bairro do Telégrafo, área considerada bastante abandonada e apresentando uma problemática social característica dos bairros periféricos. Esta igreja encontra-se, até então vinculada à Paróquia de São Raimundo Nonato, desmembrando-se posteriormente, dando origem à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Rodovia SNAPP, instalada oficialmente a 02 de agosto de 1947, com matriz provisória na capela de Santo Amaro.

ENDEREÇO

Trav. Cel. Luiz Bentes, nº 36 - Telégrafo
(91) 3233.0894 | Belém/PA