MISSÃO JUMIRE 2018


Você está em - Home - Institucional - MISSÃO JUMIRE 2018

A Juventude Missionário Redentorista (JUMIRE) realiza no período de 12 a 18 de fevereiro de 2018 a 1ª Missão Interprovincial da JUMIRE, reunindo jovens das noves Unidades Redentoristas do Brasil, a partir dos encaminhamentos aprovados no congresso nacional realizado em Aparecida (SP), no mês de julho deste ano. 

Dentre os objetivos da proposta estão o de despertar na juventude a vontade de engajar-se no serviço comunitário, dando ânimo renovado para as comunidades, suscitando o compromisso e propagando o carisma Redentorista. A iniciativa foi aprovada pela União dos Redentoristas do Brasil (URB), organismo que reúne os Superiores Provinciais e Vice-Provinciais do país.

A missão será realizada em Belém, capital do Estado do Pará, cuja presença da congregação já soma 80 anos, tendo fundado 6 paróquias e mais de 80 comunidades eclesiais, além de ter contribuído diretamente na construção de inúmeras capelas e igrejas. Atualmente, mantém a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no bairro do Telégrafo e o Seminário Propedêutico.

Para a Província de Porto Alegre, responsável pela ação pastoral no Estado do Pará, este é um momento em que os Redentoristas vivem a reestruturação, convidando todos para ações que fortaleçam o trabalho em favor do mundo ferido, conforme as decisões do último Capítulo Geral, realizado ano passado. O atual pároco, padre Márcio Halmenschlager, está coordenando os trabalhos com a JUMIRE Pará, tendo apoio do governo provincial.

Em sua última carta circular, o Superior Provincial de Porto Alegre e Presidente da URB, padre Edézio Borges, destacou a mobilização que vem sendo feita por parte dos jovens anfitriões e dos Missionários Redentoristas que compõe as duas comunidades religiosas de Belém. “Em Belém há uma grande efervescência da Juventude da paróquia na preparação de uma Missão Jovem envolvendo jovens da JUMIRE de todo o Brasil. Marcada para fevereiro 2018, antes da Assembleia Extraordinária com o Governo Geral”, registrou o provincial.

As comunidades que serão beneficiadas com a Missão Interprovincial, serão: Nossa Senhora dos Navegantes (Vila da Barca), Sagrada Família, Nossa Senhora Aparecida, Jesus Cristo Libertador, Santa Rita de Cássia (Barreiro), Imaculado Coração de Maria e Área da Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A novidade da programação é a inclusão da “Ilha das Onças”, localizada na Baía do Guajará em frente a cidade de Belém já no município de Barcarena. Uma área de 75 mil hectares com aproximadamente 30 Mil famílias. Fica a 30 minutos de barco da capital.

A abertura será realizada no dia 12 de fevereiro com celebração eucarística de envio as 19 horas, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

INSCRIÇÕES

As Comissões JUMIRE de cada Província e Vice-Província deve encaminhar para a coordenação geral, em Belém, até o dia 21 de Outubro de 2017 a lista nominal dos participantes e religiosos que irão participar diretamente da missão.

Segundo a coordenação, estima-se um grupo de pelo 50 missionários vindos de outros Estados.

FORMAÇÃO

No mês de janeiro de 2018 será realizada a Formação para os Missionários de Belém, visando apresentar a dinâmica de trabalho e compor as equipes que irão prestar os serviços, desde a acolhida dos membros de todos o país até a preparação dos momentos celebrativos. Será um período também para meditar a espiritualidade Redentorista.

Segundo a coordenação, além da JUMIRE Pará outros grupos de jovens de outras paróquias da própria Arquidiocese de Belém e de movimentos eclesiais já manifestaram o desejo de participar. Os contatos estão sendo realizados para a organização logística.

INFORMAÇÕES

Para maiores detalhes e/ou informações entre em contato com a Coordenação da JUMIRE Pará:
Telefone: (91) 3233-1797
E-mail: missaointerprovincial2018@gmail.com