Belo Horizonte (MG) sedia XI Congresso Latino-Americano e do Caribe dos Irmãos Redentoristas em Julho


Você está em - Home - Notícias - Belo Horizonte (MG) sedia XI Congresso Latino-Americano e do Caribe dos Irmãos Redentoristas em Julho

Uma reunião preparatória para o XI Congresso Latino-Americano e do Caribe dos Irmãos Redentoristas (CLAHER-CLAIR) foi realizada na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), nos dias 8 e 9 de março. Estiveram presentes o pe. Edilei Silva, C.Ss.R., Provincial de Campo Grande e responsável pelos Irmãos na União dos Redentoristas do Brasil (URB), ir. Welington, C.Ss.R., da Província de Goiás, e ir. Pedro Magalhães, C.Ss.R., da Província do Rio de Janeiro.

Na reunião ficou definida a programação do congresso, que acontecerá entre o dia 23 e 28 de julho de 2018, e seu assessor, pe. Afonso Tremba, C.Ss.R., da Província de Campo Grande, que desenvolverá o tema: “As constituições redentoristas no contexto do mundo ferido”.

O IRMÃO REDENTORISTA - um evangelizador dos pobres e abandonados, membro da Congregação do Santíssimo Redentor. É o homem forte na fé, alegre na esperança, fervoroso na caridade, inflamado no zelo, humilde, discípulo de Santo Afonso e continuador da missão de Jesus Cristo no mundo, anunciando o Evangelho pela palavra e pelo testemunho de vida. É um irmão entre irmãos.

O Irmão opta pela radicalidade da consagração batismal, no seguimento a Jesus Cristo casto, pobre e obediente. Alimenta sua espiritualidade na oração, na eucaristia, na palavra de Deus e na leitura crítica dos sinais dos tempos. Vive numa comunidade fraterna, partilha seus dons, esperanças e perdão. Aceita as pessoas na sua diversidade, promove uma convivência de maior igualdade e fraternidade; aberto a ensinar e aprender, simples para aproximar-se das pessoas e testemunhar os sinais do Reino buscando ser sinal de Deus no mundo de hoje.

O Irmão procura ser sinal profético e testemunha do reino que anuncia por si a Boa Nova e denuncia as causas das estruturas sociais injustas. É um homem acolhedor, próximo do povo, que busca a santidade, de profunda experiência de Deus nas coisas simples e nos desafios da vida. Está em missão e formação permanente num mundo em constantes mudanças.

Identificado com a vocação própria de Irmão, forma um único Corpo Missionário com todos os demais membros da Congregação, assumindo a mesma missão de anunciar explicitamente a Palavra de Deus aos mais necessitados. Como consagrados pelos votos religiosos, Irmãos e Padres são todos iguais e tem a mesma missão, exceto ao que se refere ao sacramento da eucaristia e da reconciliação.

A missão do irmão é amar muito a Jesus Cristo e amar muito cada irmão necessitado. Sua vocação é servir com alegria e com dedicação onde quer que necessite de seus dons e carismas.

Disponível às necessidades da Congregação, o Irmão poderá trabalhar nas Missões Populares, nos Santuários, nas Paróquias Missionárias, na Formação de Líderes Leigos, na Catequese, na Administração das obras da congregação, nos Meios de Comunicação (Rádio, Tv., Internet, Editora Santuário), na formação dos futuros missionários, nos serviços internos da comunidade e em outras áreas conforme seus dons e carismas pessoais.

Com toda a sua força, com todo o seu entendimento e com toda a sua capacidade, o Irmão coloca-se a serviço do Reino de Deus.

Com informações da Província do Rio