Encontros Vocacionais


Você está em - Home - Vocacional - Encontros Vocacionais

ENCONTROS VOCACIONAIS 

 

 Jovem, siga o Redentor! Eis-me aqui Senhor!

Os encontros vocacionais são espaços de reflexão, oração e aprofundamento a cerca do carisma e da missão da Congregação Redentorista, quando jovens de diversas realidades apresentam suas experiências, desafios e realidades. Este período é fundamental para a avaliação e acompanhamento por parte da equipe de promoção vocacional.

Em Belém, a organização dos encontros é realizada pelos seminaristas e formador do Seminário Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, sendo desenvolvidas as temáticas que os candidatos precisam aprofundar na descoberta pessoal de sua vocação.

Seguindo um calendário anual, são quatro encontros que motivam a conhecer a história dos redentoristas, a vida religiosa, os santos e beatos redentoristas, o fundador Santo Afonso e as etapas formativas. Ao longo deste processo, são convidados para auxiliar na exposição destes temas, leigos missionários, religiosos, psicólogos e padres.

A PROGRAMAÇÃO

Os jovens vivem três dias de pleno desligamento de suas atividades rotineiras, seja estudos ou trabalhos, focando no estudo aprofundado das temáticas sugeridas, dinâmicas de entrosamento do grupo para experimentar a vida em comunidade, além de intensos momentos de oração e espiritualidade que convocam para uma reflexão pessoal.

São realizadas adorações ao Santíssimo Sacramento, celebrações eucarísticas preparadas pelos próprios jovens, oração do terço, leitura orante da palavra, estudo da vida dos santos redentoristas e noite cultural.

Em cada edição, os participantes também assistem filmes que apresentam narrativas de vocações plenamente vividas, pessoas que ouviram o chamado e se deixaram conduzir pelo amor de Deus.

Os encontros são realizados sempre aos finais de semana, iniciando na sexta-feira e encerrando aos domingos.

     

O LOCAL

Os encontros acontecem no Sítio São Clemente Hofbauer, um local agradável localizado no município de Ananideua/PA, há cerca de trinta minutos da capital paraense, Belém/PA. Uma área cercada por árvores, campo verde para atividades esportivas, piscina e dormitórios.

Um ambiente aconchegante e natural, propício para reflexão e meditação. Com o contato direto da natureza é possível vivenciar dias de retiro pleno das atividades escolares, de trabalho e da família.

    

DO INGRESSO NO SEMINÁRIO

Ao final de cada ano, cabe ao formador a seleção dos vocacionados aptos a ingressarem no seminário redentorista no ano seguinte, sendo anunciado ainda por ocasião do encontro vocacional. A análise é feita a partir de visitas, participação nos encontros e avaliação psicológica.

Os candidatos precisam ter concluído o ensino médio para ingressarem, no entanto, podem participar dos encontros vocacionais a partir do 1º ano do ensino médio, tendo oportunidade de discernir a vocação.

Caso o vocacionado participe de todos os encontros e não seja selecionado, poderá continuar participando no ano seguinte, no entanto, cabe a equipe de promoção vocacional a confirmação para este candidato.

 

CRONOGRAMA

Nosso segundo encontro vocacional redentorista do ano 2017 será nos dias 19, 20 e 21 de maio.

Caso haja interesse em participar para conhecer melhor nossa congregação, entre em contato conosco:


(91) 3233-0894 

(91) 98874-3593 - pe. Arnaldo

E-mail: contato@evocacionado.com.br