Nos dias 11 a 15 de julho de 2016 os formadores Redentoristas se reuniram em Manaus


Você está em - Home - Notícias - Nos dias 11 a 15 de julho de 2016 os formadores Redentoristas se reuniram em Manaus

Encontro Nacional Redentorista de Formadores e Promotores Vocacionais

Manaus/AM - 11 a 15 de julho de 2016

Os formadores e promotores vocacionais Redentoristas se reuniram em Manaus para estudar, refletir e partilhar o itinerário formativo em andamento nas cinco províncias e quatro vice-províncias do Brasil. O encontro foi assessorado pelo Dr. Matthias Grenze, doutor em Teologia Bíblica, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Com o intuito de refletir sobre a formação e a Vida Comunitária Dr. Matthias lançou a proposta de realizar a leitura continuada do Evangelho de João, a fim de “encontrar” na Palavra de Deus, os elementos que Jesus propõe a toda comunidade que se dispõe segui-lo. Segundo o professor, o quarto Evangelho começa a olhar para o ser humano como alguém morto-vivo. No entanto, a partir do encontro com o mestre Jesus, o ser humano encontra a vida plena. Ele, Jesus, é o caminho, a verdade capaz de julgar tudo, n’Ele está a vida.

A humanidade, segundo Matthias, está necessitada de redenção, redenção encontrada no olhar de fé que se faz em Jesus, “basta olhar para Ele, crer n’Ele, para superar a morte desde já. Todo o cansaço, o desespero é mudado a partir da fé em Cristo”. Mas, na perspectiva formativa, o que o quarto Evangelho oferece na prática, em favor do processo de preparar missionários do Redentor?

A fé em Jesus é capaz de fazer uma nova comunidade nascer, afirma Grenzer. Se a pessoa, o jovem seminarista, estiver bem intencionado e olhar para Jesus nasce ai uma nova pessoa, um novo homem seminarista. Em outras palavras, uma nova comunhão é gerada para o mundo. Mas essa comunhão só e capaz de nascer com Cristo, sem Ele não somos capazes, mesmo sendo gente, sendo nós mesmos, continuamos necessitados de algo.

O trabalho da leitura continuada com os dezenove formadores e promotores presentes avançou até os cinco primeiros capítulos do Evangelho de João. O encontro teve seu início na segunda-feira a tarde com o encontro e partilha das unidades no que tange a pastoral vocacional Redentorista no Brasil. O encontro teve seu encerramento na sexta-feira a tarde com um passeio turístico na bela capital da Amazonense.

Da província de Porto Alegre participou o missionário redentorista Ezequiel Bridi, responsável pela promoção vocacional e etapa do propedêutico na região de Belém, Macapá e parte do Maranhão. 

Saudações, caros irmãos em Cristo, pe Ezequiel Bridi.