ENCONTRO VOCACIONAL


Você está em - Home - Notícias - ENCONTRO VOCACIONAL

Encontro Vocacional


Vocação acertada: futuro feliz! Essa frase célebre do Padre Zezinho lembra o valor de uma escolha bem feita. A palavra vocação significa chamado. O ser humano é chamado a desenvolver-se como pessoa em todas as suas dimensões.

Trabalhando nesse sentido, a equipe de animação vocacional Redentorista de Belém, irão realizar de 16, 17 e 18 de setembro, o Encontro Vocacional Redentorista no Sítio São Clemente, uma oportunidade para que o jovem possa descobrir a sua vocação.

O encontro vocacional tem como objetivo ajudar o jovem a fazer uma experiência de Deus. A partir dessa experiência ele poderá descobrir a missão pela qual Deus o chama. Essa descoberta ele a faz na relação íntima com Deus”.

O chamado à vida consagrada ou sacerdotal acontece quando um forte apelo para dedicar-se totalmente a Deus e um crescente interesse pela vida comunitária surge na vida do jovem, conforme esclarece o Missionário Redentorista.  

Tanto para a vida consagrada (irmãos) quanto para a sacerdotal (padres) o jovem,  sente dentro de si um apelo forte em ser só de Deus. Por causa de Deus abre mão de tudo. Essa paixão por Deus ocupa todo espaço no coração do jovem e Deus passa ser para ele o único motivo da sua vida. Por isso um jovem destinado à vida consagrada – sacerdotal destaca-se na comunidade, na família, na escola, na empresa pelo interesse pelas coisas de Deus, como a oração, a caridade, compaixão pelos que sofrem, participação da Eucaristia, grupos de jovens, enfim, tudo o que é de Deus ele assume de corpo e alma. O vocacionado tem uma percepção diferente da realidade onde vive. Ele percebe os apelos de Deus nas realidades de sofrimento do povo de maneira diferente dos demais”.

Para o irmão Ernesto, a resposta a esse chamado exige do jovem um compromisso constante com a oração e o cultivo da fé.

“Santo Afonso dizia que, depois do batismo, a maior graça é a graça da vocação. Quando plantamos uma semente precisamos regar todos os dias para que ela germine. Depois que nasce, mesmo assim, precisamos cuidar para que ervas daninhas não a sufoquem, como fala Jesus no evangelho. A vocação é assim também. Deus nos dá essa graça, presente, dom, mas, se abandonarmos a oração, Eucaristia, os pobres, atos de caridade, participação na vida da comunidade essa graça desaparece e a vida se torna vazia e sem sentido. Deus nos dá a graça da vocação, porém, cabe a nós, cuidar, cultivar, aumentar, multiplicar esse dom de Deus em nós”.

Os jovens que irão participar deste encontro poderão conhecer e aprofundar o carisma da Congregação do Santíssimo Redentor. Cultivar o carisma redentorista é colocar a vida a serviço da redenção.

Para mais informações sobre o encontro basta entrar em contato com o e-mail: contato@evocacionado.com.br