Caminhos?


Você está em - Home - Institucional - Caminhos?

São tantos os caminhos propostos para a juventude que nem sempre têm como destino final a realização plena enquanto filhos de Deus.

Lembro-me da colocação de Dom Hélder Câmara ao ouvir uma irmã que o entrevistava dizer que a juventude estava perdida. Ele, na hora, levantou os braços e disse:

“Irmã, não me fale uma coisa dessa! Quem disse que a Juventude está perdida? Olhe um pouco e veja, quantos jovens por aí sendo uma presença sadia na sociedade, participando das grandes decisões nos rumos da nação, sendo um ponto de apoio para suas famílias! Agora, quanto aos jovens que estão nas situações que a senhora mencionou, com esses devemos ter um carinho todo especial”.

Eu também sou dessa opinião. Prefiro olhar para nós, jovens, com esperança. E não foi diferente com o salmista, que há muito tempo já fazia a mesma pergunta que continuamos a fazer hoje: “Como um Jovem poderá conservar puro o seu caminho?”  (cf. Sl 118 (119), 9).

A resposta vem logo em seguida: “Observando, ó Senhor, a tua Palavra”.

A Palavra de Deus é fonte de uma vida pura!

Mas, entendam bem. O salmista, ao dizer isso, não quer que vivamos longe do mundo. De modo algum. Ele quer que nós, vivendo tudo o que o mundo nos oferece, segundo os caminhos que Deus nos propõe, sejamos uma luz para os que andam numa vida sem sentido e, muitas vezes, sem saída.

Topa o desafio? Viver uma vida pura é viver uma vida plena, feliz, sempre prontos a superar os desafios próprios de nossa vida sem precisar nos perder em caminhos ilusórios.

 

Escrito por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R.

27 MAR 2021 - 06H00